O PANORAMA VISTO DA SERRA

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

O "VELHO" CINEMA DE "NOVO" DE LUTO

Morreu Norma Benguel. Ainda ontem acabara de morrer aquela linda atriz francesa que também povoara meu imaginário de pré e propriamente adolescente, Annie Girardot, a Catherine do filme Vivre Pour Vivre. A primeira, esquecida e solitária. A segunda por Mal de Alzheimer...
No entanto não posso me queixar, apesar de não possuir cultura suficiente naqueles tempos para assimilar tudo o que em tão pouco tempo fora a nós apresentado, do muito que aquilo representava.

O Cinema Novo no Brasil, a Nouvelle Vague na França, o cinema italiano com seus célebres e até hoje insubstituíveis idealizadores, todos os movimentos, inclusive a discutida como então chamada de "contracultura". Tudo.

Para nós, o importante mesmo era a novidade, as mulheres principalmente, que nos abriam para um imaginário de sedução e possibilidades que antes não havia. Só mais tarde viríamos a compreender a extensão e a importância daquela fase que estávamos presenciando.

Para ficar somente neste tema, não posso deixar de sentir que o cinema tem isto: é a fantasia de Fellini transposta para as nossas vidas, que tem que ser eternizada, para que possamos esquecer que um dia a velhice nos alcançará.
j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário