O PANORAMA VISTO DA SERRA

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

COISA PARA MEDITAR SOBRE A CHINA DE HOJE TAL QUAL ELA NUNCA DEIXOU DE SER

Alexis de Tocqueville dizia sobre a China em seu livro A Democracia na América, de 1840:

Quando os Europeus aportaram, há trezentos anos, na China, encontraram quase todas as artes chegadas a um certo grau de perfeição e admiraram-se de ver que, tendo chegado a tal ponto, não se tinha ido mais adiante. 

Mais tarde, descobriram os vestígios de alguns conhecimentos superiores que se tinham perdido. A nação era industrial; a maior parte dos métodos científicos se conservara no seu seio; mas a própria ciência não mais existia. Isso explicou-lhes a espécie de imobilidade singular na qual tinham encontrado o espírito daquele povo. 

Os chineses, seguindo os passos de seus pais, ainda tinham a fórmula, sem procurar o seu sentido; guardavam o instrumento e não possuíam mais a arte de modificá-lo e de reproduzi-lo. Não podiam por isso modificar coisa alguma. Tinham de renunciar ao desejo de melhorar. 

Eram forçados a imitar seus pais, sempre e em tudo, para não se lançar em trevas impenetráveis, se se afastassem por um instante do caminho que estes haviam traçado. A fonte dos conhecimentos humanos estava quase seca; e, embora ainda corresse o rio, não mais podia engrossar as suas ondas ou modificar o seu curso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário