O PANORAMA VISTO DA SERRA

terça-feira, 2 de julho de 2013

BRASIL NÃO VAI RESPONDER A PEDIDO DE ASILO DE SNOWDEN

Como sempre, os Comunistas brazucaios ficam em cima do muro nessas questões!
De Veja online:
 
Ex-técnico da CIA fez solicitação a 20 países - 10 deles já negaram
Edward Snowden
(Ho/AFP)
O Itamaraty confirmou nesta terça-feira, por meio de sua assessoria de imprensa, ter recebido um pedido de asilo político do ex-técnico da CIA Edward Snowden, acusado de espionagem pelos Estados Unidos. O Brasil, no entanto, vai deixar a solicitação sem resposta - o que pode ser interpretado como uma negativa. Outros nove países negaram o pedido.
A agência de notícias Reuters afirmou, citando um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, que o Brasil não concederá asilo ao ex-técnico da CIA. À Agência Brasil, o porta-voz do Itamaraty, embaixador Tovar da Silva Nunes, disse apenas que o governo brasileiro "não tenciona responder à solicitação" do americano.
Segundo o site de vazamentos Wikileaks, Snowden enviou pedidos formais de asilo político a 20 países. Além do apelo à diplomacia brasileira e dos pedidos já conhecidos para Equador e Islândia, o ex-consultor de Inteligência também teria procurado ajuda de Alemanha, Áustria, Bolívia, China, Cuba, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Índia, Itália, Irlanda, Nicarágua, Noruega, Polônia, Suíça e Venezuela. Ele também retirou o pedido feito anteriormente à Rússia por não aceitar as condições estabelecidas pelo presidente Vladimir Putin - que não fossem divulgadas mais informações secretas sobre os Estados Unidos.
Leia mais:
Pai de Snowden impõe condições para volta do filho aos Estados Unidos
União Europeia pede explicações aos EUA sobre denúncias de espionagem

Entre os países que receberam os novos pedidos de asilo, os únicos que rejeitaram explicitamente a solicitação foram Índia e Polônia. “Após um cuidadoso exame, concluímos que não vemos razões para atender ao pedido de Edward Snowden”, disse um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia no Twitter. Horas antes, o próprio chanceler indiano, Salmán Khurshid, disse em Brunei que seu país “não é uma casa aberta” para quem busca asilo. Já o chanceler polonês, Radosław Sikorski, disse em seu Twitter que não dará uma resposta positiva.
Outros sete países - Áustria, Finlândia, Espanha, Holanda, Irlanda, Equador e Noruega – disseram que não podem responder ao pedido pelo fato de Snowden não estar em seu território. O ex-técnico da CIA deveria apresentar o pedido nas fronteiras desses países, o que parece impossível, já que ele precisa de um documento válido para deixar a Rússia e seu passaporte foi cancelado pelos Estados Unidos.
Pendentes - Alguns países confirmaram ter recebido o pedido e outros não. O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, confirmou nesta terça-feira ter recebido um pedido de asilo do ex-analista da CIA e disse que seu departamento estuda a viabilidade jurídica da solicitação. Na Holanda, por sua vez, a solicitação de asilo não foi confirmada pelas autoridades. Suíça, Bolívia, China, Cuba, França, Islândia, Itália e Nicarágua também não confirmaram ter recebido o pedido ainda.
Equador - O Equador apresentou nesta terça uma postura diferente da ensaiada anteriormente. Em um primeiro momento, o país que concedeu asilo ao fundador do WikiLeaks, Julian Assange, defendeu Snowden e disse que estava considerando o pedido. O cônsul equatoriano em Londres – Assange está entrincheirado na embaixada do Equador em Londres desde que conseguiu o asilo – chegou a enviar um salvo-conduto ao ex-técnico da CIA.
Porém, em entrevista ao jornal The Guardian, o presidente do Equador, Rafael Correa, disse que o envio foi um erro e que o cônsul Fidel Narvaez foi influenciado por Assange. Correa disse que não dará asilo a Snowden sem que ele alcance o seu território nem o ajudará a deixar Moscou, onde ele está há mais de uma semana. A declaração acontece dois dias depois que o vice-presidente americano, Joe Biden, pediu ao Equador que não conceda asilo a Snowden. Ele permanece em uma zona de trânsito no aeroporto Sheremetyevo.
Acusações - Snowden foi acusado de espionagem, furto e apropriação indevida de propriedade do governo depois de ter admitido o vazamento de informações sobre programas secretos. Suas revelações mostraram que a administração Obama mantém ou tem a capacidade de manter cada cidadão americano sob constante vigilância. O caso aumentou a desconfiança em relação ao governo democrata, que já vinha sendo atingido por denúncias de perseguição à imprensa e a grupos conservadores.
Em um comunicado divulgado pelo WikiLeaks, Snowden acusou a administração Obama de pressionar outros países a não lhe conceder asilo. "Apesar de eu não ter sido condenado por nada, [o governo] unilateralmente cancelou meu passaporte, me tornando um apátrida. Sem nenhuma ordem judicial, a administração agora tenta me impedir de exercer o direito básico de buscar asilo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário