O PANORAMA VISTO DA SERRA

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

GOD SAVE THE QUEEN

As forças do universo não irão se unir, não irão conspirar para que eu me salve!
Verdade! Não tenho tanta importancia nem ninguém tem.
Alguns ou muitos na Venezuela rezam por Chavez por achar que sem ele não existirá a Venezuela.
Sim, eles acham isso, mas é claro que não é! A Venezuela pertence aos venezuelanos e só a eles poderá ser dada a responsabilidade do seu destino.
A maioria dos povos não têm essa compreeensão ainda que já decorridos mais de 200 anos desde a Revolução Francesa.
Tudo começa quando as pessoas que individualmente se acham, e muitas que acham que uma é insubstituível. Como se o Estado ainda fosse propriedade do velho Monarca (L'etat c'est moi), é isso um claro retrocesso tal qual quando da célebre frase do hino "Deus Salve a Rainha".
Como se Deus não salvando a Rainha estivessemos todos perdidos!
Os povos devem construir dispositivos que sobrevivam após a morte de quem quer que seja. Aí sim, teremos o "Deus Salve a América", por exemplo! Aí sim, podemos compreender o verdadeiro sentimento de nação.
Uma empresa não deverá ser construida para ter vida enquanto viver seu criador, mas perpetuar-se e ser substituido por quem tiver mais competencia para gerí-la independente de heranças familiares!
Isso tudo são coisas simples de serem aprendidas, compreendemos muito bem umas, outras não, mas apesar disso, um mesmo povo que se diz enxergar tudo, muitas vêzes nem se toca quando está a colocar um governante como se fosse possivel proibirem-no de morrer!
Minha salvação estará sempre comigo mesmo, ou não terá outro defecho que não seja a morte! A morte digo fisica, moral ou intelectual, mas a minha própria morte não a do meu povo, essa pertence a cada um individualmente. Minha vida ou morte não tem nem terá importancia politica alguma para o restante do povo ao qual pertenço!
Deus Salve a Rainha é o ícone que incorpora todo esse pensamento em que são colocados de lado todas as instituições, os valores individuais, tudo que os homens pensaram ao criar o Estado Moderno.      
É o que se mostra nas coisas que vejo quando eleva-se figuras míticas em pleno terceiro milênio tais como os diversos tiranetes da América Latina, o Lula no Brasil e agora até mesmo o Obama nos EE. UU.
Tudo me levava a crer, ainda menino quando me arvorava a ler sobre essas coisas, que chegariamos em nosso tempo com sociedades desenvolvidas em que não fosse mais necessário evocarmos figuras míticas, deuses na terra, verdadeiras adorações. Mas infelizmente, para alguns o mundo das idéias caminha ainda em ritmo tão lento quanto ao da biosfera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário