O PANORAMA VISTO DA SERRA

sábado, 15 de dezembro de 2012

VEJA AONDE JÁ CHEGAVA LEON TOLSTOY!

Em dias de tanta preocupação com essas ansias do poder, vejam aonde já estava Leon Tolstoy no século XIX, com pensamentos que vão na direção de todas essas nossas inseguranças com relação ao próprio futuro da humanidade, e que hoje fica fácil após trilharmos tanto, chegarmos a essas mesmas constatações! Mas o mais difícil é sabermos quando isto irá ocorrer para toda a humanidade, apesar de termos sentido isso já há algumas gerações:
Tolstoi afirma uma verdade monumental que fugiu à maioria dos filósofos: “Os homens que conquistam o poder e a riqueza, por vezes, eles próprios, mas, com mais frequência seus herdeiros, deixam de ser muito ávidos de poder e não mais adotam métodos tão cruéis… havendo reconhecido a vaidade dos frutos da violência, retornam (com o tempo) ao lugar dos oprimidos, substituídos por novos opressores, sempre menos rudes do que os precedentes”.

O velho Tolstoi filósofo conclui: “O poder escolhe e atrai os piores elementos da sociedade, transforma-os, melhora-os, suaviza-os e devolve-os à sociedade”.
E aí, o que fazer? “Caminha!”, respondeu o sábio (um dia chegarás).
É esse caminhar justamente onde está toda a nossa incompreensão, o querer aceitar, que claro, é muito difícil, mas conforta-nos acreditar nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário