O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 9 de dezembro de 2012

SOBRE A ARQUITETURA "NIEMEYRIANA"

Muito se tem escrito por esses dias a respeito de Oscar Niemeyer, em função de sua morte, é claro, da sua longevidade, como se acompanhasse também a pseudo longevidade do comunismo, que se parece com aqueles filmes de monstros que nunca morrem apesar de serem atacados com todas armas, que a criançada tanto adora.
Eu mesmo escrevi alguma coisa a esse respeito. Não sobre o monstro do Comunismo, mas sobre o monstro sagrado dos comunistas, Oscar Niemeyer!
Mas o que está por trás de tudo isto é que o mesmo velhinho que representava o grande ícone das esquerdas no Brasil, e que em matéria de arquitetura, onde tudo ou quase tudo é muito discutível ainda mais quando a mesma se prende a discussões acerca da sua verdadeira função social, de importante que vejo sob o ponto de vista técnico e objetivo foi o mesmo ter propiciado à engenharia brasileira desenvolver grandes obras em concreto, grandes balanços, coisa que senão a única, a que realmente nos leva a estar à frente do resto do mundo, e se prende, para sermos mais objetivos, quase que exclusivamente a que isso se fizesse possivel, ao seu grande prestigio junto aos queimadores de dinheiro público e à queima incessante de pestanas dos nossos calculistas aliado ao bate/volta, ao feedback entre eles e a nossa construção civil muito competente nesse modelo construtivo.
Nada mais tenho a dizer de favorável sobre uma personalidade que tendo nascido e vivido num País de grandes espaços naturais onde as pessoas não têm um mínimo de dignidade para viverem pelo menos um espaço fisico que não lhes seja hostil, esse mesmo cidadão não lhes tenha proporcionado nada, que, repito, o espaço, coisa muito importante a ser promovida pela Arquitetura. O resto é engenharia e outros interesses escusos!
De resto, não vejo nada  a referenciar a não ser o uso pelos nossos COMUNISTAS que têm aí nas mãos um troféu prá exibir no caso do seria se fosse, mas não "esse"!
E com fé em Deus, nunca será!

Nenhum comentário:

Postar um comentário