O PANORAMA VISTO DA SERRA

domingo, 16 de dezembro de 2012

POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO NO TEMPO E ESPAÇO!

Aqui neste Blog um dia me referí às caravanas que passavam nos séculos XVII e XVIII bem aqui perto onde me encontro atualmente trazendo o ouro contrabandeado das Minas Gerais e está postado em   http://blogdojamellow.blogspot.com.br/2012/09/memorial-explicativo-da-imagem.html. Mais tarde aqui mesmo tive uma sensação que até agora não obtive resposta sobre a maior inclinação do eixo da terra, diferenciais que ocorrem de milhares em milhares de anos e agora coincidiu com também mudanças climáticas em várias regiões do Planeta, http://blogdojamellow.blogspot.com.br/2012/10/como-mudanca-na-inclinacao-do-eixo-da.html.
 DINA
E como se não bastasse tanta novidade a acontecer aqui bem perto desse local e também no tempo em que temos como presidente da República uma ex-integrante das guerrilhas de esquerda ainda que não tão atuante e corajosa e destemida quanto a que vou destacar agora, de guerrilheiras que atuaram pelo Brasil nas décadas de 60 e 70, "Dina", a mítica guerrilheira do Araguaia Dinalva Oliveira Teixeira, que nasceu bem aqui pertinho no Distrito de Argoim, Municipio de Castro Alves em 1945! O Argoim foi um povoado fundado por fugitivos da expulsão francesa e que para lá carregaram aquela imagem do Santo Antonio do Argoim, igual à da capela de Itapoan, mas isso já fica prá outra história.
 MULHERES GUERRILHEIRAS
 A famosa guerrilheira formou-se em Geologia na UFBA em 1968 e iniciou-se no movimento estudantil, e nessa época, soube por amigos que a mesma teria até residido nos Barris, onde também morávamos.
Não que eu tenha a mesma preferencia ideológica deles, nem por sonho, pois todos sabemos que suas idéias tinham como base aproveitarem aquele momento em que viviamos sob um regime ditatorial, e implantar um regime comunista que por definição, uma também ditadura.
Mas não posso deixar de admirar a coragem dessa baiana arretada aqui do sertão sobre quem e dizem os relatos que a mesma virou um mito entre os povos daquela região do Araguaia que a consideravam uma figura lendária e que teria uma vêz escapado a um cerco policial virando borboleta!
Era eximia atiradora, e foi a única mulher da guerrilha a ocupar o cargo de vice-comandante de destacamento, C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário