O PANORAMA VISTO DA SERRA

terça-feira, 30 de abril de 2013

PRIMEIRA PAUTA DE IMPORTAÇÃO: O CRIME

Acabei de ouvir do historiador Marco Antonio Villa que o Brasil sempre foi um país violento. Ele chegou a dizer que a violencia seria maior na zona rural e até citou o fato de termos sido dos últimos países a acabar com a escravidão. Depois ela, a violencia, teria migrado para as cidades e por isso viemos a ter mais conhecimento.

Mas nossas migrações já vêm de longa data e mesmo assim não tinhamos nada de anormal ainda. A anormalidade veio depois com o descaso que houve após o crescimento(inchamento) das cidades brasileiras, formando megalópoles sem causa virtuosa que o acolhesse.
Gosto de ouvir as opiniões do Marco Villa, mas nessa ele está muito enganado.

Brasil nunca foi um país violento e sempre me acostumei quando criança, por que criança vive de transgredir, e me vejo ainda com aquele sentimento de inferioridade achando que nós éramos atrasados por não termos grandes assaltos a bancos, crimes de sequestro, sem falar em assassinatos que os raros que aconteciam levavam anos nas páginas das revistas e jornais como foi o caso célebre de Aída Curi, asssassinada pelo Ronaldo, que até os óculos eram proibidos de serem usados pelos mais velhos por serem sempre atribuidos à figura do marginal, e ainda casos como o célebre crime do Sacopã!
Quantas vezes lamentávamos não ter tido aqui as cenas do Farwest americano!
Interessante, não?
Mas isso não ficou por aí!

Começamos essa importação junto com os demais produtos que também quase todos ainda não fabricávamos aqui, e de lá prá cá não paramos mais! Ficamos auto-suficientes em alguns produtos, mas quanto à criminalidade nunca deixamos de puxar essa demanda.
Caminhamos, ao contrário dos Países desenvolvidos onde os crimes foram se especializando e suas práticas sendo substituidas, aqui somando às modalidades já existentes as novas aquisições até chegarmos ao estágio em que estamos. Falta agora para completar a "plêiade", os crimes praticados por atos de terrorismo.

E isso está a olhos vistos, não precisamos nem falar por que os números que estão aí falam por nós e nos damos ainda ao luxo de sermos comparados a qualquer País em processo de conflito aberto, guerras que aqui provocam seus efeitos sem precisarem ser declaradas.
                                                                                                                             j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário