O PANORAMA VISTO DA SERRA

segunda-feira, 15 de abril de 2013

PROCURA-SE UM ESTADISTA

Tudo o que esperamos de um estadista é uma visão de futuro. Por que para o presente, basta o gerente. Isso é o que há de mais importante pois governamos não para o agora mas com visão do sempre ou que também deveremos governar não para a geração atual que, é claro, desaparecerá, mas com visão na direção das gerações que nos sucederão, de forma semelhante como pensamos para as familias e as sucessões dentro das empresas coisa que também se faz muito importante. Os governantes públicos que conhecemos, além de nem terem essa visão, quando olham prá frente só enxergam as suas reeleições ou a do partido do qual fazem parte.

Se governarmos ou administrarmos apenas com e para os acontecimentos e eventos atuais poderemos ou dormir sob os louros ou admitirmos o eterno caos, que de maneira nenhuma será admissivel a qualquer gestor. E quando falamos em Nações a coisa é muito mais complexa, pois não temos ou, poderá nos fugir o controle sobre a escolha e até perdermos o momento ideal de induzirmos o desenvolvimento.

Assim como numa Empresa, pelo seu tamanho, e ainda termos aí a possibilidade de uma escolha mais facil no campo das sucessões e também até certo ponto aonde colhermos recursos humanos, no caso de um País teremos além de todo um trabalho monumental o de ainda produzirmos esse material humano e escolhermos o momento certo de tirarmos o máximo de proveito dessa geração, pois não teremos certeza de que haverá outra chance. Se esta for perdida, será perdido para sempre a possibilidade de desenvolvimento de uma Nação. É só imaginarmos uma Nação que envelhece não tendo preparado a geração seguinte que a substitua à altura da atual. E isso é apenas um ponto. Tivemos oportunidade de ver isso acontecer na história e ainda poderemos ver acontecer de novo.

Algumas pessoas estão sentindo isso aqui no Brasil nesse momento mas quase não vejo ninguém fazer o alarde necessário que isso merece. Parece que estamos todos anestesiados com questões pontuais, como juros, inflação, consumo, produção, mas tudo com uma visão bem restrita aos meios atuais. Apesar de muito se falar em educação, mas poucos comentários se vê acerca de uma geração que está sendo perdida por falta de preparo não tendo oportunidade de ir a lugar nenhum, e também da idéia que se tem de que ainda que tenhamos a chance de produzirmos outra, também não iremos abandoná-la como estamos fazendo com a atual.

Eu digo se ainda tivermos a chance porque não estou imaginando ainda um controle tão grande do Estado ao ponto de produzirmos essa sucessão em "laboratório", fora da familia tradicional. Ainda. Pois isso é uma outra história muito mais complicada mas que não deixa de ter a ver com essa aqui.
                                                                                                                               j.a.mellow

Nenhum comentário:

Postar um comentário